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Implantação do Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Atendimento do Hospital São Luiz Gonzaga.

11/07/2014 14:44

    Para atender de forma adequada e tornar o serviço de saúde mais dinâmico em relação a grande demanda de pacientes e usuários que chegam diariamente ao Pronto atendimento do Hospital São Luiz Gonzaga, estamos em processo de implantação do Serviço de  Acolhimento com Classificação de Risco.

    O novo protocolo, baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde, tem como eixo principal priorizar o atendimento dos pacientes que chegam à “porta” da unidade levando em consideração seu estado de saúde ou gravidade em que se encontra, e não por ordem de chegada. Ou seja, quem estiver em estado mais grave será atendido primeiro.

    Os objetivos da implantação do Acolhimento por Classificação de Risco, através da rede Humaniza SUS, são: humanizar o atendimento mediante escuta qualificada do cidadão que busca os serviços de urgência/emergência;  classificar, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência; utilizar o encontro com o cidadão como instrumento de educação no que tange ao atendimento de urgência/emergência e construir os fluxos de atendimento na urgência/emergência considerando a rede dos serviços de prestação de assistência à saúde;

    A classificação  será realizada  por um enfermeiro capacitado, a partir de uma entrevista  e  observação rápida dos sinais e sintomas do paciente, determinando o nível de urgência do doente de forma objetiva e sistematizada. Em seguida, o atendimento médico é realizado de acordo com a prioridade clínica estabelecida.

   Para melhor orientar os usuários, as diversas enfermidades e estados de saúde integram um quadro de gravidades, divididos por cores, do vermelho (mais grave) ao azul (mais brando).

    A Classificação se dá nos seguintes níveis: vermelho – emergência (atendimento imediato); amarelo – urgência (atendimento em no máximo 30 minutos); verde – prioridade não urgente (atendimento em até 02 horas) e azul – consultas de baixa complexidade (atendimento de acordo com o horário de chegada, podendo aguardar até 4 horas.).

     A  classificação  de riscos  vai  garantir ao paciente com sintomas urgentes o atendimento prioritário, além de ser um grande passo para a sistematização da assistência, pois desta forma os profissionais terão imagem clara do número de doentes e da gravidade de cada um.


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