HSLG - Hospital São Luiz Gonzaga | (55) 3352-4000

Roda de amamentação

OBJETIVO GERAL:

Promover o aleitamento materno através dos setores de Enfermagem, Assistencia Social, Nutrição, Obstetrícia e Pediatria do Hospital de São Luiz Gonzaga.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Organizar sessões de aleitamento materno;
  • Otimizar local adequado e confortável para gestantes e puérperas, mostrando in loco as técnicas de aleitamento;
  • Reforçar as vantagens do aleitamento materno exclusivo;
  • Incentivar e desenvolver campanhas de aleitamento materno;

FUNDAMENTAÇÃO:

A mulher cada vez mais se afasta do papel tradicional doméstico para participar da produção de bens, e, contribuindo, assim, para a melhoria no equilíbrio orçamentário do lar. O tempo exclusivo à família terminou, dando início a uma nova era na vida da mulher. Isto condiciona uma nova realidade em relação à amamentação.

Alem disso acentuou-se a venda de produtos industrializados, "substituindo" a mãe ausente da casa. A propaganda mercantilista mostra nenê lindo, robusto.

Outro fator foi a vaidade feminina, em propaganda enganosa, salientando que deixar a mama intocável evitaria a flacidez. Isto atingiu mais as classes média e alta.

As classes economicamente menos favorecidas, continuam amamentando seus lactentes.

O leite materno é facilmente digerido pelo lactante, ofertado na temperatura ideal, não é atacado por germes, protege contra doenças infecciosas e alérgicas. Para a mãe diminui o sangramento no puerpério imediato e precoce, o útero volta mais rápido ao volume normal, contribui para a anticoncepção. Está à disposição sem custos, assinalando vantagem à família do ponto de vista econômico.

Melhora a relação mãe-concepto, sendo entendido como um ato de amor. É uma sensação materna insubstituível.

Os empecilhos à amamentação seriam as mães HIV positivas e recém-nascidos com defeitos congênitos na cavidade oral.

A condição de prematuridade não exclui o leite matemo. São usadas técnicas adequadas para este fim.

METODOLOGIA:

Realização de um encontro com profissionais de saúde e puérperas com explicações teóricas e práticas sobre aleitamento materno em sala proposta para tal fim.

Os técnicos de Enfermagem farão assertivas para a melhor aplicabilidade da roda de amamentação em conjunto com nutricionista, enfermeiras, obstetras e pediatras. Na medida do possível estes estarão presentes para incentivar o aleitamento. Também serão aceitos outros profissionais e pessoas interessadas pelo assunto, vinculados ao Hospital São Luiz Gonzaga, Área da Saúde e entidades da comunidade.

A população-alvo será constituída por gestantes internadas por intercorrências obstétricas, puérperas, mãe de lactentes internados na Unidade Pediátrica.

DESENVOLVIMENTO:

1 - apresentação do projeto aos profissionais de saúde, sendo realizadas revisões periódicas bimestrais como forma de melhoria de sua aplicabilidade;

2 - apresentação da sala destinada à Roda de Amamentação;

3 - atividades de incentivo à amamentação;

4 – Roda de Amamentação diária;

5 - Folhetos de informações distribuídos após o nascimento já utilizado anteriormente com patrocínio da LABOVID.

AVALIAÇÃO:

Perguntar oralmente às mães suas opiniões sobre o encontro. Serão registradas em lista todas as mães que participaram da roda de amamentação. Em tempo agendado fazer uma reunião com os profissionais envolvidos no projeto para discutir sugestões e anotar dificuldades encontradas na aplicabilidade. Este projeto será avaliado a cada seis meses, constando de um relatório anexado às atividades do Hospital.

ATENDIMENTO DIÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 15 HORAS


Serviços

Radiologia - Raio X

Tomografia

Ultrassonografia

Agenda